Visita da Defesa Civil é destacada por  Fernando Jost

Fernando Jost destacou na sessão, a missão oficial da Defesa Civil de Santa Catarina em Ibirama na tarde de terça-feira, 2, através do Coronel BM Aldo Baptista Neto que esteve na prefeitura de Ibirama e se reuniu com o prefeito Adriano Poffo e corpo técnico no Departamento de Planejamento e da Coordenadoria de Defesa Civil de Ibirama.

O ponto principal da reunião , segundo Jost, foi a discussão de alternativas de suporte aos moradores que perderam as casas. Para o Coronel Neto, “há um vácuo de políticas públicas para atender estas pessoas que, porventura, perderam seus imóveis devido aos desastres naturais. Existem algumas medidas que podem ser adotadas, porém, muitas vezes não suprem as necessidades dessas famílias”.

Em relação a indenização financeira, não existe legislação que respalde o repasse de recursos públicos para este fim, exceto em situações onde a intervenção estrutural beneficie também estruturas públicas de uso coletivo, como estradas, por exemplo.

O prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, se comprometeu a encaminhar ao Governo de Santa Catarina um ofício de solicitação de construção de casas modulares para atender estas famílias, sendo que o local para a edificação desses imóveis ainda não está definido.

 Além disso, fará a solicitação para que a equipe geológica da Secretaria de Estado de Defesa Civil possa fazer estes estudos e sondagens complementares, evitando mais um ônus aos moradores ou ao município. “Estamos estudando todas as formas legais e possíveis para ajudar estas famílias. Mesmo que isto não seja responsabilidade do poder público, é nosso dever ir em busca de alternativas que possam dar um alento a estas pessoas”, finalizou.

Com informações do jornalista Rafael Belling - Prefeitura Municipal de Ibirama