Vereadores rendem homenagem ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama

Mais Imagens



Os 35 anos de instalação e de serviços de grande relevância prestados ao Município de Ibirama pelo Corpo de Bombeiros Voluntários foi celebrado pela Câmara Municipal antes da sessão ordinária desta segunda-feira, 10.

O Legislativo, através da Presidente Iracema Duwe, entregou um Diploma de Reconhecimento ao comandante da corporação, Rudinei Prinsiger e o Presidente do Conselho de Administração da Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama, Vilmar Vendrami.

O vereador Adolfo Fiedler, que apresentou indicação para a homenagem, leu o histórico de luta e determinação iniciado em 1983 por Osvaldo Arl, com o apoio do então prefeito Luis Alexandre Muller e então vereador Quirino Cristóvão da Silva. Destacou  a excelente credibilidade que a instituição tem junto à sociedade pelos inestimáveis serviços prestados. “Desta forma, esta homenagem é um singelo reconhecimento pelos trabalhos prestados por esta voluntariosa organização”, disse.

Durante a homenagem, o Presidente do Conselho Administrativo, Vilmar Vendrami juntamente com o Secretário Sérgio Marian, fez uma apresentação dos principais trabalhos e atividades desenvolvidas pela corporação, bem como frisou do esforço permanente para manter a situação financeira em dia.

Todos os vereadores  utilizaram a tribuna para prestar a sua homenagem e destacar o altruísmo de toda a equipe  a serviço de toda uma comunidade.

 

Histórico

A idéia da criação de um Corpo de Bombeiros no município de Ibirama surgiu da conversa do Sr. Osvaldo Arl (ex-bombeiro voluntário do Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul) e o então Prefeito Municipal Sr. Luiz Alexandre Muller, juntamente com o então vereador Sr. Quirino Cristóvão da Silva sobre a constante ocorrência de incêndios, afogamentos e sinistros que poderiam ser minimizados se houvesse uma ação imediata de uma corporação para melhor proteção da comunidade Ibiramense e municípios vizinhos.

Como o Sr. Osvaldo Arl tinha grande experiência no ramo ficou designado que ele daria os primeiros passos para tornar realidade a idéia ora projetada, tendo como amparo a cooperação da Prefeitura Municipal.

Como ponto de partida visitaram-se as corporações já existentes objetivando colher informações, modelos de estatutos e outros subsídios necessários para a definitiva criação do Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama.

A criação foi aprovada por unanimidade pela Câmara de Vereadores, cujo projeto de Lei foi apresentado pelo Sr. Quirino Cristóvão da Silva, em meados de setembro de 1983.

Sob comando do Sr. Osvaldo Arl, iniciou-se a estruturação, através de anúncios na rádio local foram convidados ibiramenses para integrarem o grupo. Dez homens se inscreveram como voluntários.

Em 01/11/1983, foi eleita a primeira Diretoria e o primeiro Corpo Ativo, constituindo-se então a fundação da Sociedade Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama. São sócios fundadores: Egon Flores, Quirino Cristóvão da Silva, Luiz Alexandre Muller, Alomar Naatz, Osvaldo Arl, Jaime Hoeller, Egon Krug, Ewaldo Gramkow, Ralf Radloff, Edmar Ellert e Almir César Paul.

No início das atividades, não havia estrutura suficiente para a realização dos trabalhos, quando da necessidade de atender aos sinistros. A convocação dos bombeiros voluntários era realizada através de anúncios na rádio local, que repetia o comunicado até a reunião dos bombeiros.

Inicialmente, o centro de operações era a garagem da Prefeitura Municipal. As reuniões de treinamento eram feitas no salão paroquial da Igreja Católica. Porém, havia a necessidade de um espaço próprio, tanto para a guarda dos equipamentos, como para a manutenção de plantão permanente. Foi então que o Senhor Jayme Hoeller efetuou contato com o Senhor Luiz Alexandre Muller, Prefeito Municipal, solicitando mais apoio da Municipalidade. O Município prontamente disponibilizou um terreno, à Rua Doutor Getúlio Vargas.

Mas havia ainda a necessidade da edificação e aquisição de equipamentos básicos. Empenhado na realização do projeto, o então Prefeito Municipal designou o Senhor Dionei Starke, funcionário da Prefeitura Municipal para, juntamente com o Senhor Jayme Hoeller, efetuar contatos pessoais com os Empresários dos demais Municípios atendidos, no intuito de arrecadar materiais e mão de obra necessários.

Sensibilizados, empresários e comunidade contribuíram com a doação de veículos, equipamentos, material e mão de obra, tornando possível não somente a edificação, mas, também, maior qualidade no atendimento.

Pela Lei Municipal n° 1138 de 17/10/1985, a Sociedade foi declarada de Utilidade Pública Municipal. Com a colaboração da indústria, comércio, prefeitura municipal e particulares, foi possível a construção da sede própria, que foi inaugurada em 23/09/1989.

A Associação Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama foi declarada de Utilidade Pública Estadual pela Lei n° 8.336 de 19/09/1991.  Declarada de Utilidade Pública Federal pela Portaria n° 157 de 21/02/2003.

A sede antiga foi condenada pela Defesa Civil na época da enchente de 2011, pois encontrava-se em risco de desmoronamento, obrigando os bombeiros a lutarem e envidarem esforços por uma nova sede.

Em 01/11/2012, foi a inaugurada a nova sede, na Rua 25 de Julho, nº 1113, no Bairro 25 de Julho, Ibirama, com recursos vindos do Estado, do Município e de doações da comunidade Ibiramense.

Atualmente a Associação conta com a colaboração de 52 bombeiros entre voluntários e funcionários, trabalhando em prol da comunidade, na defesa e proteção de suas vidas e de seus patrimônios.

Conta com as seguintes viaturas: três ambulâncias e uma Kombi equipada para Resgate; dois caminhões de combate a incêndios e resgate.

O atual Presidente do Conselho Administrativo é o Sr.  Vilmar Vendrami

LEMA: LUTA NA DEFESA DA COMUNIDADE E SEU PATRIMÔNIO.