Vereadores defendem aquisição de PET Scan para o Hospital Regional

Os vereadores de Ibirama defendem na próxima sessão ordinária da UCAVI - União dos Vereadores do Alto Vale – a aquisição de um aparelho designado de PET Scan para o setor de Oncologia do Hospital Regional, de Rio do Sul. A moção, de autoria conjunta dos vereadores Valdemar Schaefer e Adolfo Fiedler, foi apresentada na sessão desta segunda-feira, 25, e aprovada por unanimidade.  Da mesma forma, os vereadores defendem a efetiva ativação do Centro Oncológico do hospital.

Com um crescente número de pacientes com câncer em Ibirama e região, há uma grande deficiência na realização de exames e avaliação de tumores. Cerca de 70 pessoas precisam se deslocar com frequência até Blumenau ou Lages para realizar exames e tratamento.

O aparelho pretendido pelo Hospital Regional custa cerca de US$ 2,4 milhões e deverá ser adquirido de forma consorciada e ação coletiva entre os municípios do Alto Vale.  O PET Scan é um moderno aparelho que permite uma avaliação simultânea de todas as partes do corpo, o que possibilita identificar focos tumorais e tumores primários mais facilmente nos exames de medicina nuclear. Além disso, ele é capaz de avaliar se a doença, apesar de tratada, ainda possui alguma atividade, o que pode ajudar a determinar os melhores tratamentos a serem oferecidos ao paciente.