Vereadores de Ibirama participaram da Marcha a Brasília

Mais Imagens

Os vereadores Adriano Poffo, Marilene Krause e Valdemar Schaefer e  o assessor jurídico da Câmara Municipal, Jaime Juarez Schulz,  além de servidores da Prefeitura de Ibirama  participaram entre os dias 25 e 28 de maio da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento terminou nesta quinta-feira (28) com leitura e aprovação da Carta da XVIII Marcha, feita pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.

O vereador Adriano Poffo destacou que a carta apresentou as nove principais reivindicações municipalistas deste ano.  “Os parlamentares assumiram o compromisso com a pauta legislativa dos Municípios, em especial com o novo ISS, mecanismo de reajuste dos programas federais, e a vedação de se criar despesas sem a clara fonte de recursos”. Segundo a Confederação Nacional dos Municípios – CNM oito mil municipalistas e convidados estiveram na Marcha este ano, o que representa recorde de público.

A Vereadora Marilene Krause disse que foi de grande valia a temática na área da educação, já que é professora nas redes municipal e estadual. Marilene também destacou a reivindicação da regularização do Fundo de Participação dos Municípios e a desoneração dos prefeitos,  na manutenção de programas sociais. “Na saúde, por exemplo: o Programa de Saúde da Família (PSF), recebe R$ 10,5 mil do Governo Federal, porém, custa  R$ 32 mil. O restante precisa ser complementado pelos municípios. A mesma situação é verificada em programas na área da educação”, assinalou.