Vereadores buscam respostas da Celesc sobre qualidade do fornecimento de energia elétrica na região
No sentido de buscar mais qualidade e confiabilidade no fornecimento de energia elétrica na região do Alto Vale, uma comitiva formada pelos vereadores Saulo Eduardo da Fonseca, Valdemar Schaefer e Solange Nunes da Silva Vieira marcou presença no dia 22 de novembro em Florianópolis na sede da Centrais Elétricas de Santa Catarina – CELESC para apresentar as demandas da comunidade. A comitiva esteve acompanhada da União das Câmaras de Vereadores do Alto Vale – UCAVI, através da Presidente Ires Schmitz Weber e do Assessor Jurídico Marcionei Zucatelli.
A CELESC, através do Manoel Arisoli Pereira, recebeu os pleitos apresentados pelo grupo, em especial, a necessidade da estatal ofertar maior demanda energética para atendimento ao setor industrial da região do Alto Vale. O motivo desta mobilização foi a apresentação da empresa Máquinas Omil, na Tribuna Cultural da Câmara Municipal de Ibirama, em setembro, quando expôs que o plano de crescimento e expansão industrial encontra-se contingenciado em função da falta de atendimento à demanda energética necessária.
Manoel explicou ao grupo, que a CELESC tem feito o possível para atender as empresas com as demandas necessárias. No entanto, os desafios são imensos, visto que o Alto Vale é uma das regiões que mais apresentam quedas e serviços deficitários de energia. São cerca de 7,5 mil quilômetros de malha de distribuição rural e destes, 2 mil quilômetros precisam de melhoria urgente como mudança de monofásico para trifásico e maior capacidade de transmissão. Neste sentido, a CELESC conseguiu efetuar melhoria em cerca de 1.500 quilômetros da rede no Alto Vale nos últimos anos, ao custo médio de R$ 160 mil por quilômetro.