Vereador pede instalação de aparelho de Mamografia em Ibirama

Mais Imagens



O vereador Nilton José Pinto (PSD) apresentou, na sessão de segunda-feira, 15, da Câmara Municipal de Ibirama,  um requerimento solicitando a instalação de aparelho de mamografia no Hospital Doutor Waldomiro Colautti para o diagnóstico precoce do Câncer de Mama.

O vereador revelou em pronunciamento, que tem acompanhado o drama de muitas pessoas que necessitam desse diagnóstico para iniciar o tratamento, que de maneira geral já é traumático. “Atualmente, quem precisa do exame tem que se deslocar a outros municípios”, disse, assinalando ainda que irá usar do seu trânsito parlamentar junto a deputados para tentar conseguir o aparelho para o Município de Ibirama.

Adriano Poffo (PMDB) elogiou a iniciativa do colegae sugeriu que o requerimento – a ser encaminhado ao Secretário Estadual de Saúde, João Paulo Kleinubing – fosse subscrito por todos os vereadores.

A vereadora Maria da Graça (PMDB) disse que o assunto é de extrema importância, pois o equipamento pode garantir as mulheres acima de 35 anos, o acesso gratuito ao exame, bem como aos homens que tiverem o exame requisitado pelo médico.

Nilton Pinto disse que a região apresenta elevados índices de casos de Câncer de Mama, o que torna essencial a instalação do aparelho de Mamografia na rede pública, uma vez que com o diagnóstico precoce as chances de cura são de 95%.