Vereador apresenta Moção Mares Limpos

Aderir ao movimento global da ONU Meio Ambiente por meio da campanha Mares Limpos, foi o objetivo da Moção apresentada pelo vereador de Ibirama Dante Bonin, na sessão ordinária desta segunda-feira, 19.  O documento, aprovado por unanimidade, será encaminhado à UCAVI – União de Câmaras de Vereadores do Alto Vale do Itajaí e à AMAVI – Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí.

A Campanha Mares Limpos, lançada neste ano em todo o mundo, projeta ações pelos próximos cinco anos para conter a maré de plásticos que invade os oceanos.

O vereador sustentou que, nos últimos 20 anos, a proliferação de resíduos de descartáveis de plástico tornou o problema do lixo marinho ainda mais sério e com impactos mundiais.  Enalteceu ainda, as ações da Usina Hidrelétrica Salto Pilão, através do Consórcio Empresarial Salto Pilão (CESAP que desde 2013 realiza expressiva campanha regional chamando à conscientização para o problema de poluição do Rio Itajaí-Açu com o lançamento inadequado de resíduos.

No Brasil, a campanha trabalhará na mobilização de governos, sociedade civil e setor privado para fortalecer ações que reduzam a contribuição do país ao problema global dos plásticos que acabam nos mares. Os esforços da campanha se concentrarão em buscar uma drástica redução no uso de plásticos descartáveis e o banimento de plástico em cosméticos e produtos de higiene.

Ao todo, 8 milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos ao redor do mundo, conforme as estimativas da ONU Meio Ambiente.