Vereador Adolfo Fiedler propõe criação de Programa Municipal de Conservação e Proteção de Nascentes

O vereador Adolfo Fiedler apresentou na sessão ordinária desta segunda-feira, 15,  uma indicação ao Poder Executivo sugerindo a implantação de Programa Municipal de Conservação e Proteção de Nascentes de Água através da técnica denominada de “solo/cimento”  nas pequenas propriedades rurais da bacia hidrográfica do Rio Hercílio.

O vereador destaca que a  técnica é de fácil implantação e apresenta baixo custo, o que  permite revitalizar nascentes de águas assoreadas, contaminadas ou degradadas, localizadas principalmente nas propriedades de pequenos produtores rurais que utilizam diretamente as águas das nascentes para várias finalidades, inclusive para o consumo humano.

Fiedler explica que o Programa Municipal de Conservação e Proteção de Nascentes de Água poderá ser conduzido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e poderá contar com parcerias do meio acadêmico através do Campus da UDESC de Ibirama, bem como dos conselhos municipais ligados diretamente à preservação e consumo de água.

Junto à indicação,  aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara, o vereador anexou material descritivo com o passo-a-passo para execução da técnica solo/simento, bem como artigo detalhando a importância da conservação e proteção das nascentes de água.

O vereador destacou que o sistema já foi implantado por um técnico em agropecuária com resultados positivos e o profissional se colocou a disposição para a execução do programa no município de Ibirama.