Vereador Adolfo defende redução da carga horária dos profissionais de enfermagem
O vereador Adolfo Fiedler (MDB) apresentou na sessão ordinária do dia 14/05 Moção de Apelo à Câmara Federal dos Deputados para aprovação do projeto de lei nº 2.295/2000 que fixa em 30 horas semanais a jornada de trabalho dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.
Conforme o vereador, o projeto de lei encontra-se pronto para ser inserido em pauta do plenário da Câmara Federal dos Deputados e desta forma pode ser votado.
A moção apresentada foi aprovada por unanimidade após o vereador expôr seus argumentos à favor do projeto de lei n° 2.295/2000. O vereador colocou que "o profissional de enfermagem exerce importante papel no processo saúde/doença de um indivíduo ou de uma população e lida com condições de trabalho estressantes, pois convive diariamente com a dor, com o sofrimento e com doenças, muitas delas incuráveis".
Para Adolfo Fiedler, a redução da jornada de trabalho da enfermagem é uma forma de motivação para que os profissionais continuem a desempenhar suas funções através das boas práticas e preservando a segurança do paciente.
Ao finalizar, o vereador expôs que somente em Santa Catarina são 55.050 profissionais da enfermagem, conforme dados do Conselho Regional de Enfermagem, sendo 13.428 enfermeiros, 35.193 técnicos em enfermagem e 6.429 auxiliares em enfermagem.