Tribunal Cultural: Bombeiros Voluntários de Ibirama apresentam atividades aos vereadores
A Tribuna Cultural da Câmara de Ibirama foi ocupada na noite desta segunda feira, 5 de julho, pela equipe do Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama (Diretoria e Funcionários) que apresentaram o relatório dos serviços prestados à comunidade e os desafios da corporação, que neste ano de 2021, completa 37 anos de fundação.
A apresentação foi ministrada pelo comandante Rudinei Pinsegher, que fez um breve relato da corporação que conta, atualmente com cerca de 60 bombeiros voluntários (homens e mulheres), sete pessoas como bombeiros efetivos e apoio administrativo, além de 20 alunos no curso de formação de novos bombeiros.
A corporação está abrigada num moderno prédio de mais de 900 metros quadrados na rua 25 de Julho, que abrigam os veículos tais como caminhões de combate a incêndio e resgate, veículos de socorro (USB) equipados, embarcações motorizadas e a remo, além de equipamentos essenciais para a atividade bombeiril como motobombas portáteis, compressores, roupas especiais, equipamentos de mergulho, dentre outros.
Rudinei informou que em 2020 a corporação foi acionada para cerca de 1.500 atendimentos, como combates a incêndios, atendimentos a traumas, clínicos e apoio a ocorrências do SAMU. Em 37 anos de fundação, a entidade já prestou atendimento a mais de 55.000 ocorrências.
Dentre os Projetos, destacou que a corporação realiza o Projeto Bombeiros na Escola e tem projetos em andamento como a formação dos Bombeiros Mirins 1 e 2. Em luta permanente pela captação de recursos para manutenção das atividades, a corporação conta com a contribuição essencial que vem da conta de luz junto à Celesc, além de repasses das Prefeituras de Ibirama, José Boiteux e Apiúna.
Os vereadores usaram da palavra para esclarecer dúvidas e elogiaram o trabalho dos Bombeiros Voluntários, diante de sua importância para toda a sociedade.