Tribuna Cultural: o sonho de Ibirama ter piscina olímpica para atletas paradesportos
O Presidente da Associação Raia 4 Caçadores de Águas (Arca), Nelson Weinrich, ocupou a Tribuna Cultural da Câmara Municipal de Ibirama nesta segunda-feira, 25 de outubro, para explicar aos vereadores o audacioso projeto audacioso para construção de uma arena de natação paralímpica no Município.
A iniciativa tem como objetivo incentivar o paradesporto e consiste de uma piscina de 50 metros com 10 raias, com cobertura e arquibancadas - e seria a maior do Estado para atender atletas. O projeto está estimado em cerca de R$ 4 milhões.
Nelson explicou que a Associação Arca foi constituída oficialmente para atuação na natação paradesportiva em 2020, com a regularização formal, criação estatutária e constituição da entidade como pessoa jurídica. O próximo passo agora é conquistar o Decreto de Utilidade Pública e, com isso, buscar recursos públicos para viabilizar o projeto.
O terreno já está disponibilizado, ao lado da Apae de Ibirama. Quando a arena estiver pronta a intenção da Associação é que ela receba competições desde o nível municipal até internacional.