Secretária esclarece pontos sobre o Zoneamento Escolar em Ibirama

Mais Imagens



Em atendimento à convocação formulada pelos vereadores, a Secretária Municipal de Educação, Marilene Colett Krause,  ocupou a Tribuna Cultural nesta segunda-feira, 19, para discorrer sobre a delimitação do zoneamento escolar para fins de transporte aos alunos da rede municipal de ensino. O temo é tratado no Projeto de Lei 03/2018, que está em trâmite nas Comissões Permanentes da Casa.

De acordo com a Secretária, uma das exigências é de que a crianças que estão entrando na rede escolar - vindos do maternal 2 ou dos pré-escolar – ou aquelas que estão fazendo a rematrícula, deverão ser matriculados na escola municipal mais próxima de sua residência, delimitando assim o zoneamento escolar e a definição de logística do transporte escolar.

O local de residência pode ser comprovado com apresentação de documento em nome de um dos pais ou do tutor legal (contas de energia elétrica, água, telefone).   Um dos pontos que gerou dúvidas dos vereadores é a questão da distância mínima – 3 quilômetros – o que deverá ser revisto na redação do Projeto.

Marilene ainda destacou alguns números do transporte: atualmente 80%, ou quase 2,4 mil alunos matriculados na rede municipal, utilizam o transporte escolar que é realizado através da frota da Prefeitura – 16 ônibus – e de seis empresas terceirizadas. Além disso, o município mantem o transporte escolar gratuito para universitários que frequentam instituições em Rio do sul, Presidente Getúlio, Indaial, Timbó e Blumenau.