Secretaria de Educação de Ibirama discute Plano de retorno às aulas

Secretaria de Educação de Ibirama discute Plano de retorno às aulas

A Secretária Municipal de Educação de Ibirama, Marilene Colett Krause, ocupou a Tribuna Cultural da Câmara Municipal na sessão desta segunda-feira, 8 de fevereiro, para explanar sobre o Plano de Retorno às aulas presenciais na rede municipal de ensino, previsto para 16 de fevereiro.

Durante a explanação, os vereadores, sob a condução do Presidente Valdemar Schaefer, puderam interagir e sanar várias dúvidas sobre o assunto.

Marilene detalhou sobre o Plano de Contingência de combate à Covid-19, com as medidas sanitárias de combate a disseminação do Coronavírus  tais como o afastamento de 1,5m entre as crianças nas salas de aula, medição de temperatura, uso de máscaras, dentre outros.

Uma grande preocupação é como os Centros de Educação Infantil, que funcionarão apenas em meio período, condicionado pelas regras sanitárias do Governo do Estado.  A Secretária explicou que será preciso acompanhar o comportamento das crianças diante do novo formato de ensino, bem como o comportamento ao brincar e interagir com os coleguinhas.

Dias alternados de ensino

O escalonamento de alunos também alcançará o Ensino Fundamental, sendo que os atendimentos serão realizados em dias alternados, com número reduzido de alunos e distanciamento entre eles.  Com o atendimento no formato Tempo Escola e Tempo Casa, os alunos receberão atividades extras para serem realizadas nos dias que ficarem em casa.

Os estudantes que possuem comorbidades continuarão sendo atendidos pelo ensino remoto. A cada 15 dias o pai ou responsável deve se dirigir até a unidade escolar onde a criança está matriculada para a retirada de atividades que serão repassadas pelos professores.

A secretária destaca que os pais que preferirem manter os filhos em casa terão esta possibilidade, sendo que os atendimentos continuarão de forma online para o qual deverão assinar um termo de responsabilidade e buscar as atividades das crianças nas escolas.

Transporte escolar é um grande desafio

A equipe da Secretaria de Educação estabeleceu alguns critérios alinhados às normas sanitárias. Desta forma, só poderão usar o transporte alunos que residem em distância superior a dois quilômetros da escola. Antes de entrar no ônibus, as crianças terão a temperatura aferida e precisarão fazer uso do álcool em gel, que estará disponível nos veículos.

A alimentação escolar será servida normalmente, conforme cardápio estipulado pelas nutricionistas da Secretaria de Educação.

A rede municipal de ensino compreende seis CEIs e seis escolas municipais. Ao todo, são 2.540 alunos matriculados. A prefeitura adquiriu todos os Equipamentos de Proteção Individual e insumos necessários para colocar em prática as normas sanitárias vigentes para oferecer um ambiente seguro aos estudantes, em todos os níveis.


Mais Imagens