Rede Feminina de Combate ao Câncer explana na Tribuna Cultural

Rede Feminina de Combate ao Câncer explana na Tribuna Cultural

Ao fazer uso da Tribuna Cultural na sessão ordinária desta segunda-feira, 9, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Ibirama  apresentou a Campanha “Preciso Viver”, que busca a conscientização e esforços para garantir que todos os pacientes oncológicos tenham acesso a um tratamento de saúde humanizado e tempestivo.

As voluntárias, vestidas de branco e rosa, lembraram que o dia 8 de abril está instituído  como Dia Mundial de Combate ao Câncer e, na passagem desta data, será realizada esta campanha a nível nacional.

“Preciso Viver” é uma campanha que visa sensibilizar as autoridades municipais e estaduais para garantir a aplicabilidade e eficácia da Lei 12.732/2012, que estabelecem prazo máximo de 60 e 30 dias, respectivamente, para que as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) realizem exames diagnósticos e executem os procedimentos necessários à saúde dos pacientes.

“A nossa luta é para que os pacientes, que já sofrem ao descobrir que têm a doença, ao iniciarem um tratamento tão agressivo, recebam o mínimo de cuidado, de apoio, de atenção”, destacaram as voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Ibirama.