Reconhecimento aos avanços na Educação do Município de Ibirama

Na próxima sessão, dia 15,  os vereadores prestarão uma homenagem à Secretaria Municipal de Educação de Ibirama e ao Consórcio Empresarial Salto Pilão (CESAP) pela parceria em comum em projetos que têm resultado em significativos avanços na educação da rede pública municipal.

Recentemente, o município  recebeu o prêmio de Escola Destaque Nacional de acompanhamento de Aprendizagem, com o inédito trabalho de incentivo à leitura realizado no Centro de Educação Infantil Ruth Schlei, do bairro Ponto Chic. No âmbito do PVE- Programa Parceria pela Valorização da Educação, foram 10 unidades escolares premiadas, dentro de um universo de 1.130 escolas participantes em todo Brasil. A Secretaria de Educação do município também foi finalista na Categoria Destaque Nacional em Gestão Escolar, responsável pela formação dos gestores escolares.

No município, o PVE é realizado através do Consórcio Empresarial Salto Pilão (CESAP), responsável pela concessão e operação da Usina Hidrelétrica Salto Pilão e que tem como consorciadas a CBA (Votorantim), DMEE Energética e CGEP. 

O Programa é desenvolvido em duas grandes frentes – gestão e mobilização. A primeira delas se refere à melhoria da educação pública a partir da qualificação de práticas de gestão, desenvolvendo competências para favorecer a atuação eficiente de gestores educacionais e escolares. A segunda diz respeito à mobilização de comunidades em prol de uma educação de qualidade. Para a Secretária de Educação de Ibirama, Marilene Collet Krause,  o PVE tem auxiliado no engajamento das pessoas, na articulação e sinergia com outras áreas do poder público e sociedade. “E o melhor de tudo: o PVE está nos auxiliando em oferecer melhores oportunidades e dar as condições que os estudantes precisam para desenvolver suas competências e habilidades”.