Projetos de Lei da área cultural passam em primeira votação
A classe artística e cultural de Ibirama compareceu em peso na Câmara Municipal, na sessão ordinária de ontem, 4 de novembro, para acompanhar o trâmite dos Projetos de Lei, de autoria do Executivo, que buscam a legalização e formação das atividades artístico-cultural no município.
Antes, o Diretor Municipal de Cultura, Dirceu Leite, ocupou a tribuna da Casa para expor a importância dos projetos que buscam promover a manifestação artística, cultural e social, bem como, ampliar a oferta de lazer para a comunidade. Ele assinalou que as atividades artístico-culturais estão consolidadas município há muito tempo, mas carecem de legalização e regulamentação. “Atualmente, não podemos nos habilitar, por exemplo, à obtenção de recursos ofertados em editais lançados pelo Estado ou a nível federal em função da falta da legalização das atividades”, assinalou.
No dia 21 de outubro, deram entrada na Câmara Municipal de Ibirama, os Projetos de Lei nr. 065/2013 – Cria a Banda Municipal de Ibirama; nr. 066/2013 – Cria a Fanfarra Municipal de Ibirama; nr. 067/2013 – Cria a Escola Municipal de Música Ibirama; nr. 068/2013 – Cria a Escola de Artes Visuais de Ibirama; nr. 069/2013 – Cria a Escola de Artes Cênicas de Ibirama. Após apreciação pela 1ª. Comissão (Legislação, Justiça e Redação de Leis), todos os projetos foram aprovados por unanimidade em primeira discussão.
O Presidente da Casa, José Vanderlei da Silva, enalteceu a iniciativa e destacou a importância que a cultura tem na formação do cidadão. “Os esforços dos vereadores na apreciação e aprovação dos projetos apresentados pelo Executivo vão ao encontro da proposta apresentada, que é de promover ainda mais a manifestação cultural no município”, disse.
A vereadora Marilene destacou que cultura agrega fortes elementos e princípios na educação e elogiou os trabalhos conduzidos no Departamento Municipal de Cultura.
As atividades artístico-culturais em Ibirama envolvem, diretamente 16 pessoas na Banda Municipal, 78 na Escola de Música, 30 na Escola de Teatro, 50 na Fanfarra Municipal, 130 nos Corais e cerca de 200 alunos que recebem as atividades de musicalização nas escolas.