Projeto de Lei visa proibir o uso de narguilés no Parque Municipal

Visando melhorar a convivência e a ordem, o Poder Executivo de Ibirama ingressou nesta semana,  com Projeto de Lei nr. 07/2021, na Câmara Municipal com o objetivo de estabelecer novos regulamentos para uso do Parque Municipal Manoel Marchetti.  O projeto será submetido às comissões e passará por duas discussões pelos vereadores.

Entre as mudanças propostas no Projeto está a proibição do uso de cachimbos, conhecidos como “Narguilés” e similares. O uso de “Narguilés” por jovens – e até crianças – tem preocupado o Conselho Municipal sobre Drogas – COMAD, que sugeriu ao Poder Executivo a regulamentação, a exemplo do que ocorre em muitos outros municípios.

Na mensagem enviada aos vereadores, está exposta a preocupação com os jovens e crianças, principalmente com o tabagismo passivo, que é a exposição à fumaça exalada pelos fumantes durante a queima de produtos de tabaco. A exposição à fumaça gerada está relacionada ao desenvolvimento de doenças a agravos à saúde, mesmo de quem não fuma, já que não há níveis seguros para esse tipo de exposição. O uso indiscriminado também tem motivado a reclamação de muitas famílias.

No local, serão afixadas placas informando da proibição . Além disso, a administração municipal avalia a possibilidade de manter um funcionário-monitor no Parque para atendimentos às diversas demandas.  

Perigos dos Narguilés

O hábito crescente, sobretudo entre os jovens, o uso do narguilé representa um grande perigo à saúde.  A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que apenas uma hora de uso equivale a tragar 100 cigarros. O consumo pode levar ao aparecimento de câncer de pulmão, doenças cardíacas e respiratórias, além de também causar dependência.

De acordo com o Ministério da Saúde, a substância contém nicotina e outros 4.700 ingredientes tóxicos. Após uma sessão de 45 minutos, aumentam a concentração de nicotina e monóxido de carbono no organismo. Com isso, os batimentos cardíacos se aceleram e ainda ocorre uma exposição intensa a metais pesados, altamente tóxicos e de difícil eliminação, como o cádmio.