Projeto de Educação Empreendedora é exposto na Câmara Municipal
A Diretora da Escola Municipal Bairro Operário, Susane Fernandes, utilizou a Tribuna Cultural da Câmara de Ibirama na sessão desta segunda-feira, 1, para expor aos vereadores sobre o Projeto de Educação Empreendedora com maneiras sustentáveis desenvolvida no educandário, que conta com 118 alunos.
Desenvolvido com o título Escola Sustentável – Uma Maneira de Empreender, consiste em vencer as dificuldades enfrentadas em escolas públicas e mostrar que é possível obter resultados financeiros com equidade social e conservação ambiental.
Susane explicou que o principal objetivo do projeto é sintonizar os alunos com os paradigmas da sustentabilidade e do empreendedorismo. O projeto foi reconhecido recentemente através do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora.
Após um diagnóstico definido junto à comunidade escolar, foi preparado um espaço na unidade para armazenamento dos materiais reciclados, óleo saturado, vidro e alumínio. “Cada funcionário montou sua equipe de trabalho, que teve como desafio estabelecer a sua rede de apoio, seja técnica, comercial ou financeira, afirmou a gestora”.
Mensalmente são cerca de 1 tonelada de recolhimento de lixo reciclável, proporcionando a educação para o descarte correto do lixo. A captação do óleo saturado feita pelos alunos e familiares é possível graças a uma parceria a Afubra, no qual a empresa faz o recolhimento de óleo saturado para fabricar biodiesel. Cada litro do material equivale a R$ 0,50 e com o recurso obtido é possível investir este dinheiro na aquisição de materiais diversos que são necessários na escola.
O convite para a apresentação foi do vereador Dante Bonin.