PRF debate situação do KM 111 da BR-470 com vereadores de Ibirama

PRF debate situação do KM 111 da BR-470 com vereadores de Ibirama

Na sessão ordinária desta segunda-feira, 11, o Policial Rodoviário Federal (PRF), Manoel Fernandes Bittencourt,  realizou uma importante apresentação na Câmara de Vereadores  sobre a situação,  estatísticas de acidentes e providências que estão sendo alinhadas no sentido de oferecer mais segurança na BR-470 no trecho que passa por Ibirama, especialmente na curva do KM 111, conhecida como “Curva da Morte”.

O Policial destacou que o trecho, de fato, necessita de providências para minimizar a ocorrência de acidentes, principalmente de tombamento de cargas.  Neste ano de 2022, a PRF registrou sete atendimentos a acidentes no KM 111, enquanto que a equipe do Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama, segundo informações do comandante Rudinei Psinger,  fez o atendimento a 27 ocorrências no local.  A diferença nas estatísticas do número de acidentes decorre de que nem todas as ocorrências, sobretudo as de pequena monta, são atendidas pela PRF.

O número de acidentes no local aumentou consideravelmente após a reforma da rodovia, quando saltou de 07 ocorrências em 2020 para 24 ocorrências, com três óbitos em 2021. Neste ano de 2022, apesar do considerável número de acidentes, não houveram mortes.

Dentre as providências cobradas pelos parlamentares está a instalação de sinalização intensiva,  barreiras de proteção e melhorias no traçado.

 

Perícia foi feita pela PRF e apresentada ao DNIT

Manoel apresentou uma robusta perícia feita da equipe técnica da PRF no local, com o apontamento de várias intervenções que podem auxiliar na redução do número de acidentes. No entanto, a execução das melhorias na rodovia são de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes  - DNIT a quem foram endereçadas em documentação oficial.

 

Sugestões para minimizar a ocorrência de acidentes:

1. A REDUÇÃO DA VELOCIDADE REGULAMENTAR PARA 50 KM/H: Embora a velocidade limite de 60 km/h seja satisfatória para veículos leves, em razão do traçado em curva, com proibição de ultrapassagens, e pista simples, recomenda-se que a velocidade de 50 km/h seja limite para todos os tipos de veículos;

2.  IMPLEMENTAÇÃO DE SINALIZAÇÃO HORIZONTAL ADICIONAL, com colocação de linhas de estímulo à redução de velocidade (LRV);

3.  INSERÇÃO DE SINALIZAÇÃO VERTICAL SUPLEMENTAR, com colocação de placas marcadoras de alinhamento e placas de contagem regressiva (5, 4, 3, 2, 1);

4.  INSTALAÇÃO DE RADARES NO KM 111,2, EM AMBOS OS SENTIDOS;

5.  O NIVELAMENTO DO ACOSTAMENTO DO SENTIDO DECRESCENTE ENTRE O KM 111,3 E 111,1: para evitar que veículos que adentrem ao acostamento sofram inclinação lateral com potencial de impactar na controlabilidade da direção veicular;

6.  NECESSIDADE DE ALARGAMENTO DA CURVA PARA SE ADEQUAR ÀS NORMAS TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO VIÁRIA: sugeriu-se uma superlargura de 1 metro, com 50 centímetros a mais para cada faixa de circulação;

7.  O ALARGAMENTO DOS ACOSTAMENTOS DE AMBOS OS SENTIDOS para, como medida final, computarem 2,5 metros de largura;

8.  A TAXA DE SUPERELEVAÇÃO DE UMA CURVA COM RAIO DE 70 METROS DEVERIA SER DE 12%: atualmente, a superelevação da curva entre o km 111,1 e 111,3 encontra-se com uma taxa de superelevação de 6,11% (taxa calculada pela tangente do ângulo de inclinação no local, aferido em 3,5º pelo escaneamento computadorizado);

9.  UTILIZAÇÃO DE PAVIMENTO COM MAIOR COEFICIENTE DE ATRITO (material de maior rugosidade) no trecho da citada curva.

 

  Os vereadores de Ibirama irão encaminhar Moção de Apelo ao DNIT, além de visita institucional ao órgão, no sentido de sensibilizar para a importância das providências a serem instaladas no local.


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