Prevenção da APAE é apresentada na Tribuna Cultural

Mais Imagens



A diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Ibirama, Sônia Fernandes, acompanhada de integrantes da equipe técnica, ocupou a Tribuna Cultural da Câmara Municipal nesta segunda-feira, 24, para destacar o projeto de Prevenção que encontra-se em desenvolvimento na entidade.

Fez um relato sobre dados da Organização Mundial de Saúde, de que 70% ou mais das deficiências poderiam ser evitadas. Disse que elevados índices de deficiência podem ser reduzidos investindo-se em prevenção.  Atualmente, a APAE de Ibirama presta atendimento a 101 pessoas, entre bebês, crianças, adolescentes e adultos, além de cinco atendimentos especiais em domicílio. Outras 6 pessoas encontram-se em nível de avaliação.

“Queremos proporcionar a comunidade informações a respeito da prevenção das deficiências, as atitudes que podemos tomar para evitar ou reduzir o impacto das mesmas nas pessoas”, disse.

O Projeto Prevenção é uma ação educativa que está sendo realizada em todo o Estado e busca, através de informação e orientação ou campanhas, a conscientização da sociedade  sobre as necessidades dos cuidados prioritários com a própria saúde e da população em geral, diminuindo e evitando deficiências decorrentes na sua grande maioria, pela falta de informação. As frentes de atuação são:  Prevenção primária: não permitir a ocorrência de deficiências; Prevenção secundária: uma vez instalada a deficiência, iniciar o processo de reabilitação o mais rapidamente possível, a fim de minimizar complicações e criar situações de melhora; e Prevenção terciária: proporcionar atendimento digno, decente e adequado às pessoas com deficiência.