Polêmica:  Governo do Estado dá obras da Rua Blumenau como finalizadas

Mais Imagens



  As obras inacabadas de pavimentação asfáltica da Rua  Blumenau ainda vão render muito discussão. Na última sessão (dia 7), os  vereadores voltaram a manifestar preocupação com o ritmo das obras de adequação e pavimentação da Rua Blumenau, paradas há meses, o que tem gerado a indignação de moradores e usuários da via. 

  O fato novo é que o Estado dá a obra como finalizada e o convênio encerrado. O Executivo diz que não, apresentando uma série de documentos e provas de que as obras estão inacabadas, inclusive com a falta de repasse do Governo do Estado em cerca de R$ 1 milhão. Em meio ao cenário, a 4ª. Secretaria de Desenvolvimento Regional aparenta não ter mais ingerência sobre o assunto.

   As obras iniciaram em 2012 e, quase quatro anos depois,  não há qualquer informação de continuidade ou conclusão das mesmas. A entrega da pavimentação asfáltica da Rua Blumenau, incluindo a passagem por baixo da ponte no encontro com a BR-470, já foi prorrogada através de vários aditivos contratuais, a pedidoda Construtora Azza. 

  O Prefeito de Ibirama, Osvaldo Beltramini apresentou aos vereadores, antes da sessão de segunda (7),  todos os esforços feitos pela Prefeitura em relação à obra.  Em ofício endereçado ao Governado Raimundo Colombo, o Prefeito fez uma cronologia de todo o processo e pedidos de providências.

  O Prefeito assinalou que nos últimos meses, foram mantidos vários contatos com o Secretário  Regional, Nelson Virtuoso, no afã de se buscar soluções e entender os motivos dos atrasos nos repasses dos valores pendentes. “Para nossa surpresa, fomos informados pelo Secretário Executivo de Supervisão de Recursos Desvinculados, Sr. Celso Calcanhoto, que o convênio está finalizado, apesar da vigência do mesmo e diante de toda a documentação apresentada”, disse o prefeito.  Além do mais, o secretário tem se mostrado intransigente em conversar e receber lideranças para conversar sobre o assunto.

  O vereador Clóvis Braatz  protocolou em novembro um requerimento junto Secretaria de Desenvolvimento Regional solicitando informações sobre as obras de pavimentação da rua, referente ao cronograma de execução e de pagamentos realizados e as tratativas em curso para resolver esse impasse.

  O vereador lembrou que a pavimentação da Rua Blumenau é resultado da reivindicação das famílias residentes na via, que foram prejudicadas por um tráfego pesado na época da reforma da ponte da BR-470, no trevo de Ibirama. O Governo assumiu, na época, o compromisso de sua pavimentação coma liberação de recursos, sendo que a fiscalização e medição ficaram a cargo do Município. A obra já enfrentou problemas de repasse de recursos, entraves burocráticos e baixa força de trabalho da construtora vencedora da licitação.

  Os vereadores prometem buscar apoio junto aos seus deputados de relacionamento para interceder em relação à obra.