Nota de Pesar – Falecimento de Genésio Ayres Marchetti

Nota de Pesar – Falecimento de Genésio Ayres Marchetti

É com profundo pesar que a Câmara Municipal de Ibirama,  vem em nome de todos os Vereadores e  funcionários da Casa, se solidarizar com os familiares e amigos pelo falecimento de Genésio Ayres Marchetti,  ocorrido na  manhã deste sábado, 12 de dezembro, aos 82 anos.  

“Seu Ayres” como era carinhosamente chamado, foi prefeito de Ibirama por dois mandatos - entre 2001 e 2005 e 2005 e 2009 - , atuou como Secretário de Desenvolvimento Regional nos anos de 2011 e 2012; era o atual segundo suplente de Senador de Dário Berger e Presidente do  Conselho Administrativo da empresa Manoel Marchetti S.A. e  Rede Vale Norte de Comunicação.  Estava  em tratamento contra a Covid-19, internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP), onde foi confirmado o óbito.

Toda a comunidade de Ibirama, região e Estado lamentam profundamente a perda desta grande personalidade, que tanto contribuiu para o crescimento socioeconômico de Ibirama e região.

HISTÓRICO – GENÉSIO AYRES MARCHETTI

Genésio Ayres Marchetti era casado com Maira Dopke Marchetti, pai de cinco filhos e avô de oito netos. Nasceu em 30 de março de 1938, na cidade de Rodeio. Ainda criança mudou-se junto dos pais Manoel e Alma Marchetti para a cidade de Dona Emma, no Vale Norte. Anos mais tarde a família firmou residência no centro da antiga Hamônia, atual município de Ibirama.

Em 1974, Genésio assumiu a empresa fundada pelo pai. A Manoel Marchetti S.A. atualmente emprega mais de 850 funcionários, com unidades em Santa Catarina, além de filiais nos estados de São Paulo e Minas Gerais. A empresa também tem agregada a Rede Vale Norte de Comunicação, rádio, jornal e TV online.

Apaixonado por futebol e esporte, em sua juventude jogou em equipes de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Por anos também foi o grande entusiasta do Clube Atlético Hermann Aichinger, em que era o atual presidente.

Mais que um grande empresário, Marchetti também foi um representante político da região, foi prefeito de Ibirama por dois mandatos, de 2001 a 2005 e de 2005 a 2009. Sempre foi uma liderança com grande influência nos poderes Estadual e Federal. Em 2011 e 2012 exerceu o cargo de Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional em Ibirama, desenvolvendo ações conjuntas com os municípios que integram a regional. Atualmente é 2º suplente do senador Dário Berger, pelo Estado de Santa Catarina.

Durante a vida recebeu inúmeras homenagens. Em 1999 a empresa recebeu o Prêmio CNI/FIESC na etapa regional e estadual e em 2004 na etapa regional. Em 2006 recebeu da Assembleia Legislativa do Estado de SC a Medalha de Mérito Carl Hoepcke. Foi Conselheiro da CIESC/FIESC, e sócio fundador da ARFRI – Associação dos Recuperadores Florestais bacia do Rio Itajaí. Era o atual presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Ibirama.

Em sua gestão como prefeito de Ibirama em 2004 recebeu o Prêmio Fritz Muller, em 2005 também como prefeito, recebeu o Prêmio Expressão.

Em 2015 foi agraciado com o Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Instituída pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), a comenda é o mais alto reconhecimento da indústria do Estado.

(Fonte:  Rede Vale Norte de Comunicação)