Moção apoia a oferta de novos exames de média complexidade no Hospital Doutor Waldomiro Colautti.

Foi aprovado por unanimidade, na sessão desta segunda-feira, 9 de março, o encaminhamento à Secretaria de Estado da Saúde,  de Moção de Apoio à oferta de novos exames de média complexidade pelo Hospital Doutor Waldomiro Colautti.

A Moção é de autoria do vereador Adolfo Fiedler, que defende a necessidade do Hospital ofertar exames de endoscopia e colonoscopia aos usuários do SUS à Secretaria de Estado da Saúde do Estado.

O Hospital Doutor Waldomiro Colautti (HDWC) é de gestão estadual e presta  importante serviço de saúde pública , com diversos procedimentos de saúde aos usuários do Sistema Único de Saúde e atende pacientes de diversas cidades do Alto e Médio Vale do Itajaí, em especial de Ibirama.

Atualmente, o HDWC trabalha em um projeto para oferecer exames de endoscopia e colonoscopia, já que no quadro de servidores da unidade possuem médicos especialistas na área de gastroenterologia e proctologia.

Para o vereador Adolfo, “a realização destes procedimentos é de suma importância para a saúde dos moradores de nossa região, tendo em vista que a endoscopia e a colonoscopia são exames complexos, de alto custo e fundamentais para o diagnóstico de várias doenças”, justificou.

Conforme o site da SES/SC, que disponibiliza as listas de espera do SUS, somente nos municípios da região do Vale Norte, quase 600 pacientes aguardam a realização de endoscopia e colonoscopia, sendo 357 endoscopias e 215 colonoscopias.

“O nosso apoio, pelo poder legislativo, é para que o hospital  oferte estes exames, tendo em vista a grande demanda que a região apresenta para estes procedimentos médicos e para que os usuários SUS possam realizar seus exames o mais breve possível”, finalizou.