Ibirama conta com o Dia Municipal do Escritor Ibiramense

Os vereadores de Ibirama aprovaram, na sessão desta segunda-feira, 16,  em segunda discussão, o Projeto de Lei 10/2018 que institui o Dia do Escritor Ibiramense, proporcionando uma justa homenagem aos criadores de emoções, que colocam o leitor em contato com “novos mundos, culturas e vidas”.

Desta forma, fica estipulado anualmente,  a data de 28 de abril como o “Dia do Escritor Ibiramense”, momento em que a Academia de Letras do Brasil Santa Catarina – Seccional Ibirama promoverá em parceria com instituições educacionais, todos os anos, ações para valorizar os escritores do município, a produção literária e manter a literatura viva na comunidade.

Os vereadores aprovaram por unanimidade e enalteceram o trabalho desenvolvido em prol da produção literária e ações de incentivo à leitura em Ibirama. O vereador Dante Bonin destacou, em especial, o trabalho desenvolvido pela escritora Apolônia Gastaladi, autora de cerca de 25 livros e responsável pela disseminação das seccionais da Academia de Letras em vários municípios do Vale do Itajaí. Disse ainda: “escritor é quem nos coloca em contato com novos mundos, promove a identidade cultural, proporciona conhecimento e nos fazem mergulhar no fantástico mundo das emoções”.

A aprovação do Projeto de Lei em discussão final foi acompanhada por vários escritores ibiramenses, ligados a Academia de Letras do Brasil Santa Catarina- Seccional Ibirama, entidade que congrega cerca de 30 integrantes.