Grupo de Voluntárias SOS Gatos faz apresentação das atividades na Tribuna Cultural

Grupo de Voluntárias SOS Gatos faz apresentação das atividades na Tribuna Cultural

O Grupo de Voluntárias SOS gatos de Ibirama, através da coordenadora Débora Foster, apresentou na Tribuna Cultural da Câmara, as atividades que são realizadas pela organização através do resgate de animais, principalmente gatos, abandonados ou que são vítimas de maus-tratos em Ibirama.

O grupo é constituído por três voluntárias e que em 2021, resgatou 102 animais e realizou mais de 50 castrações, tratamentos e articulou doações, dentre outras ações. O grupo é de voluntárias, sem qualquer remuneração e que realiza as atividades dentro das próprias possibilidades financeiras.

O objetivo da apresentação, indicada pelo vereador Saulo Eduardo da Fonseca (Podemos), foi apara alertar da necessidade do controle populacional de animais no município, principalmente através da castração de cães e gatos, cuja medida impacta na saúde pública ao minimizar zoonoses transmitidas como raiva, leishmaniose, esporotricose e a toxoplasmose, por exemplo. Outra preocupação do grupo é diminuir o sofrimento de animais abandonados , doentes e desnutridos.

Débora destacou que atualmente, o grupo tem uma demanda diária de três a quatro pedidos de resgate em função de maus tratos e abandono. “No entanto, faltam recursos financeiros para a continuidade dos resgates e auxílios. Uma das grandes dificuldades é a arrecadação de valores para suportar despesas com castrações o os custos de tratamentos em clínicas”, disse, assinalando ainda que o grupo conta com dois lares temporários para anuimais, já superlotados.

Lei Municipal pode auxiliar

Na apresentação, o grupo de voluntárias sugeriu a criação de uma lei municipal para a castração gratuita de animais abandonados ou que pertençam a famílias em situação de vulnerabilidade.  “Pela lei, ficaria instituída uma política de saúde pública permanente”, argumentou Débora.


Mais Imagens