Falta de Manutenção de Ponte da BR-470 é destacada pelo vereador Adolfo
vereador Adolfo Fiedler apresentou na sessão desta segunda-feira, 9, Moção que deve ser encaminhada ao Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT), engrossando o coro das lideranças e entidades para a necessidade de manutenção urgente da ponte sobre o rio Itajaí-Açu, no KM 113 da BR-470.
O vereador destacou sua preocupação com a situação de abandono da ponte localizada entre os municípios de Apiúna e Ibirama. Disse que a imprensa regional tem destacado que a rodovia federal BR-470 é um dos principais corredores de escoamento da produção de Santa Catarina e esse corredor corre o risco de sofrer um grave colapso caso o DNIT não viabilize os recursos necessários para a recuperação breve da passagem.
A ponte possui 202 metros de comprimento e tem traçado em curva e, conforme dados do DNIT, do ano de 2016, cerca de 11 mil veículos trafegam diariamente pela estrutura.
Em 2016, após inspeção da ponte foi informado em relatório que a mesma apresentava condições de estabilidade e conservação consideradas sofríveis, com grande incidência de corrosão em lajes e vigas de concreto. O relatório de inspeção destacou ainda que dois blocos de estacas da fundação necessitariam de observação sistemática em função de desgastes pela ação da correnteza das águas do rio.
Recentemente, no dia 15 de junho, a Superintendência do DNIT/SC encaminhou um novo pedido à Coordenação de Manutenção de Estruturas e Contenções do DNIT em Brasília para priorizar a reabilitação da estrutura. A manutenção da ponte foi incluída no Programa de Reabilitação de Estruturas (PROARTE) e deve ser licitada ainda este ano através do regime diferenciado de contratação (RDC), mas as ações dependem da captação de recursos financeiros do Governo Federal.
A população e várias entidades catarinenses estão preocupadas com a questão, em especial a Associação Comercial e Industrial de Rio do Sul (ACIRS) e Associação dos Municípios do Alto Vale (AMAVI) e que realizaram reunião com o superintende do DNIT SC, Ronaldo Carioni Barbosa, e comprometeram-se em mobilizar o setor produtivo para busca de recursos para solução do problema.
Diante da situação problemática, o vereador Adolfo Fiedler, manifestou seu total apoio às entidades e aos catarinenses preocupados com as condições estruturais da referida ponte e apresentou moção de apelo ao DNIT para imediata mobilização junto ao Governo Federal visando a disponibilização de recursos financeiros a serem destinados na recuperação desta importante estrutura para a economia da reigião e de todo o Estado de Santa Catarina.
Todos os vereadores aprovaram a moção e sugeriram ainda que a mesma seja apresenta em Assembleia Geral da UCAVI e encaminhada a bancada dos deputados federais catarinenses.