Escola Inovadora é apresentada aos vereadores

Mais Imagens



A diretora da EEB Gertrud Aichinger, Thalita Fusinato Wilhelm apresentou, nesta segunda-feira, 26, na Tribuna Cultural da Câmara de Vereadores de Ibirama, o trabalho desenvolvido com a Escola Inovadora de Período Integral, que atende 160 alunos do Ensino Médio, com resultados surpreendentes.

A diretora destacou que a educação em Tempo Integral, com a ajuda dos pais e professores, reduziu a violência e o consumo de drogas entre os jovens e aumentou o percentual de aprovação no Ensino Superior, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino.

Segundo Thalita, a escola promove experiências que despertam o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora na formação do cidadão, com responsabilidade, comprometimento, persistência, liderança e inúmeras outras virtudes.

A Escola Inovadora, um Programa Federal de Tempo Integral, teve início em 2012, com forte resistência de alguns pais, que não aceitavam a idéia. Contudo, hoje colhem os frutos de uma educação melhor, com a redução dos problemas neste difícil período da adolescência e juventude. E funciona todos os dias pela manhã e de terça à quinta, na parte da tarde. Disciplinas da Base Comum – Na Escola Inovadora, os alunos aprendem matemática, química, física, biologia, geografia, história, sociologia, filosofia, língua portuguesa e literatura, inglês,

artes e educação física. E tem como suporte uma excelente aceitação. Porém, o diferencial são as disciplinas diversificadas tais como o cálculo, xadrez, leitura e escrita, informática, dança e ginástica, poesia e oratória, teatro, atletismo e voleibol, além dos projetos extras como práticas no laboratório científico, orientação vocacional (me formei e agora?), produção textual para o blog da escola, orientação de leitura e o Projeto Flor e Ser: horta e paisagismo na escola. Além disso, a escola promove o Dia da Família na Escola, Gincaipira, Festa Julina, Festival de Dança Escolar, Gincana Estudantil, Garoto e Garota Estudantil, The Voice, Noite Cultural, declamação, dublagem, coral, Concurso de Soletração e participa também da Mostra Multidisciplinar, Feira de Ciências e Matemática e Olimpíada de Matemática e Língua Portuguesa.