Esclarecimento - XXIV MARCHA À BRASÍLIA EM DEFESA DOS MUNICÍPIOS.
Na XXIV Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, realizada entre os dias 27 e 30 de março, houve a participação de 2.213 vereadores de todo o país, integrando a agenda do Fórum dos Vereadores da CNM – Confederação Nacional dos Municípios.
Toda a programação do evento está no link: https://marcha.cnm.org.br/programacao
De Ibirama, participaram os vereadores Valdemar Schaefer e Solange Nunes da Silva Vieira e o servidor Adilson Jung.
Lançamos o presente esclarecimento em função da veiculação de matéria divulgada em um portal de notícias do Alto Vale, de forma ofensiva, citando a participação dos vereadores como “Delegação Fantasma dos Vereadores do Alto Vale ou Comitiva Clandestina ”, como se algo de ilegal tivesse ocorrido.
Toda a agenda cumprida pelos vereadores de Ibirama, bem como apresentação das despesas, encontra-se à disposição do cidadão na Página da Transparência no site oficial da Câmara Municipal (www.camaraibirama.sc.gov.br).
A CNM – Confederação Nacional dos Municípios é órgão oficial de representação dos Municípios, ou seja, não só dos Prefeitos, mas sim de todos os membros que atuam no ente federativo “Município”.
O Fórum de Vereadores da CNM foi reativado, a fim de aproximar a contribuição do Legislativo municipal no impulsionamento da pauta de reivindicações da CNM.
Durante a programação de 2023, também ocorreu a instalação de mais dois importantes fóruns, o de vice-prefeitos e o de consórcios municipais, aumentando, a mobilização em prol do movimento municipalista, publicada de forma oficial pela CNM no link: https://www.cnm.org.br/.../CARTA%20DA%20XXIV%20MARCHA%20A...
A UCAVI – União das Câmaras e Vereadores do Alto Vale do Itajaí, tabulou informações oficiais da CNM sobre a participação de Vereadores na programação das Arenas visto que o programa tinha como público alvo também vereadores. A UCAVI expressou que o vereador deve buscar conhecimento para atuar no Parlamento Municipal, na discussão de projetos e matérias que tramitam nas Câmaras Municipais e na resolução de problemas sociais no Município. Assim a participação em eventos dos órgãos oficiais de representação dos Municípios e dos Vereadores é essencial para a atuação na atividade legislativa.
Em Brasília, além da participação na Marcha, os vereadores de Ibirama, em horários devidamente planejados, visitaram gabinetes de deputados federais e senadores, apresentando demandas de interesse da comunidade de Ibirama.
Ressalta-se que a UCAVI, bem como AMAVI, em nenhum momento fez lista oficial e com o total de participantes do Alto Vale na referida Marcha em Defesa dos Municípios, pois os municípios tem autonomia de participar em eventos oficias tais qual a referida marcha, visto que, a participação é uma decisão administrativa e não das associações.