Defesa Civil faz apresentação na Câmara
O Coordenador da Defesa Civil de Ibirama, Maurélio de Andrade, em atendimento á solicitação dos vereadores, fez uma apresentação dos trabalhos realizados nas últimas semanas, especialmente em decorrência da enxurrada de dezembro de 2020.
Explicou que, no âmbito municipal, um amplo trabalho de análise geológica de áreas atingidas com as enxurradas foi realizado a cargo da empresa KGEO-Geologia, de Rio do Sul, com expertise e experiência na avaliação de desastres naturais na região.
Ao todo, 23 pontos foram analisados, sendo que 10 deles que compreendem imóveis foram liberados para o retorno dos moradores. Os outros 13 espaços analisados exigirão estudos mais aprofundados, como estudo geológico para análise de estabilidade de taludes e levantamento planialtimétrico para análise do terreno.
Em relação aos imóveis, seis deles permanecem interditados, porém, os moradores poderão retornar às moradias após a realização dos estudos técnicos e a realização de obras estruturais, como muros de contenção, para estabilização dos taludes. Outros seis imóveis deverão ser demolidos por apresentarem danos estruturais graves e que podem causar perigo aos moradores.
Apesar do desastre natural ter tido maior impacto na localidade do Ribeirão das Pedras, e no Bairro Areado, os estudos geológicos compreenderam pontos nos bairros Taquaras, Bela Vista, Nova Stettin, Centro e São Miguel.
Citou o trabalho conjunto de atendimento ao cidadão com as demais secretarias municipais, como a de Obras e a de Assistência Social.