Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama faz prestação de contas na Câmara de Ibirama

Corpo de Bombeiros Voluntários de Ibirama faz prestação de contas na Câmara de Ibirama

 A Corporação dos Bombeiros Voluntários de Ibirama (CBVI)) está prestes a completar 40 anos de fundação, com uma extensa folha de serviços prestados à toda comunidade regional. Com uma equipe própria e de voluntários, engajada em prol do bem comum, são prestados cerca de 2.300 atendimentos por ano, resultando a preservação de vidas e diminuindo impactos sobre bens duráveis – em casos de incêndios – em mais de R$ 60 milhões.

A grandiosidade do trabalho foi apresentada pelo comandante do CBVI, Rudinei Pisinger, na Tribuna Cultural da Câmara de Vereadores, durante a última sessão ordinária de 5 de dezembro.  Os vereadores interagiram com questionamentos  e reconhecimento positivo de todo o trabalho prestado pela corporação.

O comandante fez uma breve prestação de contas do CBVI durante este ano de 2022 (janeiro a novembro), com informações de questão burocrática e financeira, além do volume de atendimentos prestados, principalmente nos municípios de Ibirama, José Boiteux e Apiúna.  Ele destacou que cerca de 15% de todos os atendimentos dos bombeiros são de acidentes de trânsito, principalmente na rodovia BR-470, com mais de 500 pessoas impactadas diretamente.  Os casos clínicos correspondem a cerca de 30% de todo o atendimento prestado com mais de 800 ocorrências no ano.  Em termos de incêndios, são cerca de 10 casos por mês, em média.

Seja com combate a incêndios ou com socorros prestados em acidentes, os bombeiros voluntários de Ibirama sempre estiveram presentes durante quase 40 anos para ajudar e auxiliar os moradores de Ibirama e região.  Por isso, é uma das  entidades mais respeitadas e admiradas pela opinião pública regional.

Rudinei destacou que a corporação segue, permanentemente, em busca de recursos para melhoria contínua dos equipamentos, da estrutura e da equipe.  “Com o apoio da comunidade, conseguimos conquistar melhorias significativas para a nossa corporação, com as novas viaturas e ferramentas para combate a incêndio e resgate. Temos uma sede própria, que inclusive queremos aumentar.  Desta forma, a nossa corporação de Ibirama é uma das unidades de bombeiros mais bem estruturadas, não só da região,  mas de todo o Estado de Santa Catarina. Toda essa condição só pode ser alcançada por causa da comunidade que confia em nosso trabalho”, relata.

 “Ser bombeiro voluntário necessita de tempo e muito amor pelo próximo. É uma honra muito grande poder estar servindo à sociedade, ajudando o próximo”, finalizou Rudinei, agradecendo a oportunidade.