Conselho Tutelar realiza notável trabalho em defesa da criança e adolescente
O Conselho Tutelar de Ibirama ocupou a Tribuna Cultural da sessão desta terça-feira (10) para expor sobre as atividades realizados pelo órgão em defesa e proteção dos direitos da criança e adolescente. O convite para apresentação partiu do vereador Jorge Eli de Oliveira (PL).
A apresentação foi conduzida pela conselheira Débora Barbi, acompanhada da Secretária de Assistência Social de Ibirama, Fabiane T. Soberanski, e teve o objetivo de aproximar o órgão municipal dos vereadores.
No primeiro semestre deste ano, o Conselho Tutelar de Ibirama, composto por cinco conselheiros, atendeu quase 600 demandas entre casos de maus tratos, estupro, suspeitas de abuso sexual, negligência, conflitos familiares, orientações, averiguações, acompanhamentos e buscas ativas escolares.
De acordo com Débora, os casos e denúncias registraram aumento em razão da pandemia.
Em sua fala, pediu o apoio de toda a sociedade na mobilização para que a população denuncie casos de violência contra crianças e adolescentes. Neste sentido, um bom instrumento de conscientização em Ibirama é a instituição no calendário municipal do Maio Laranja e ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, cujo projeto segue para discussão final na Câmara de Vereadores de Ibirama.
O Brasil é um dos países que têm as melhores leis de proteção à criança e ao adolescentes, no entanto é uma das nações que mais viola direitos deste público. A violência, destacada pela Débora, acontece geralmente dentro do próprio lar, cerca de 90%, e infelizmente, quem está praticando é o pai, é a mãe, é o irmão, é a tia....
Os vereadores interagiram com perguntas e questionamentos.