Com cemitério próximo do esgotamento, Ibirama deverá ter gavetário
O cemitério municipal de Ibirama, localizado na rua 25 de Julho está muito próximo do esgotamento. A informação é do vereador José Vanderlei da Silva que ocupou a Tribuna da Câmara de Ibirama para alertar novamente para a necessidade de providências. “Tenho alertado nesta Casa, reiteradas vezes, que o nosso cemitério municipal não terá mais vagas em pouco tempo. Restam apenas 40 vagas. Defendo a verticalização, como a construção de gavetários e ossários para resolver o problema”, assinalou.
A expressão “não ter onde cair morto” em pouco tempo se aplicará se não houver solução urgente. Disse que entende que o município tem problemas em encontrar terrenos adequados e, os que existem, tem preços elevados. “A melhor solução seria a construção de gavetários”, asseverou.
O prefeito Adriano Poffo, presente na sessão ordinária do dia 8, adiantou que já há um projeto arquitetônico e estrutural pronto. “Lançaremos o pedido de licenciamento ambiental, além da promoção de consultas públicas e, após, publicaremos o processo licitatório para um gavetário com 300 vagas”, disse.
Outra possibilidade é a instalação de um ossário, no qual seriam removidas as sepulturas mais antigas, preservados os restos mortais e guardados no ossário. Com isso, novas vagas seriam abertas no cemitério central do município.