Capitão da PM fala sobre som automotivo

Capitão da PM fala sobre som automotivo

Capitão Jônatas Davi de Souza, comandante da 2ª. Companhia da Polícia Militar Ibirama, em atendimento ao pedido dos vereadores, ocupou a tribuna da Câmara Municipal na última sessão (4)  para esclarecer sobre a problemática situação de abusos de som automotivo em município, sobretudo em pátio de postos de combustíveis.

Souza disse que o som automotivo é apenas uma das pontas do problema, já que nestes grupos, infiltram-se usuários e traficantes de drogas.  “Fizemos algumas abordagens e detectamos grande consumo de drogas como crack, cocaína e até exctasy”, disse

O maior problema é que, seguindo a legislação estadual, a PM precisa de vítima, ou seja de representação formal, para que possa fazer a abordagem de quem está com som alto.  “As pessoas tem medo vergonha ou medo de representar. Esse é o nosso maior problema”, afirmou.

Foi citado o Programa Programa Silêncio Padrão, implantado com sucesso em Presidente Getúlio e que praticamente zerou a ocorrência de abuso de som automotivo. 

Para implantar o programa, há a necessidade de formalizar acordo entre a PM, Polícia Civil, Ministério Público e Prefeitura.  Com o programa implantado em Ibirama, a Polícia Militar teria maiores poderes para agir, podendo inclusive recolher os carros, não necessitando que haja denúncia formal da parte que se considera prejudicada pelo volume do som.


Mais Imagens