Câmara dos Vereadores devolve mais de R$ 900 mil à Prefeitura
A Câmara Municipal de Ibirama devolveu nesta quinta-feira, 22 de dezembro, o valor de R$ 938.826,64 à Prefeitura Municipal referente à economia promovida na utilização do Duodécimo (quantia mensal repassada pelo município para funcionamento do Legislativo). O valor devolvido é resultado da boa gestão do dinheiro público pela atual Mesa Diretora.
O presidente da Casa, vereador Dalmir Sartor, destacou durante o ato de devolução no Gabinete do Prefeito, que a quantia é o resultado do empenho e compromisso de todos com princípio da economicidade durante o exercício financeiro de 2022. “Investimos na reforma e atualização da nossa Casa, na transmissão online das sessões, dentre outros investimentos para o bom andamento dos trabalhos. Ao mesmo tempo, realizamos uma gestão comprometida com a economia de forma que pudemos devolver essa quantia de recurso que poderá ser investido pelo município em áreas prioritárias”.
“É com muito orgulho que ano após ano a Câmara sempre devolve valores expressivos à Prefeitura. O recurso devolvido será aplicado em ações que beneficiam a nossa comunidade”, destacou o prefeito Adriano Poffo durante a reunião com os vereadores.
ENTENDA A DEVOLUÇÃO
Os recursos do Poder Legislativo provêm de repasses que o Poder Executivo faz. Quando o valor não é gasto, por lei, as Câmaras são obrigadas a devolver o montante. No entanto, cada Câmara tem total autonomia para gastar 100% do valor, caso julgue necessário. Cabe então à Presidência de cada Câmara definir quais serão as prioridades e quanto será gasto pela instituição. Nessa devolução, por exemplo, a Câmara atuou na gestão eficiente dos gastos e assim, devolver recursos à Prefeitura para que a população seja beneficiada.