Câmara de Ibirama presta reconhecimento pelos avanços na educação de Ibirama


A Câmara de Ibirama prestou nesta segunda-feira, 15, uma homenagem ao Consórcio Empresarial Salto Pilão (CESAP) e à Secretaria de Educação de Ibirama pela relevante cooperação em comum, através do PVE – Parceria pela Valorização da Educação, que tem resultado em significativos avanços na educação da rede pública municipal.

O vereador Valdemar Schaefer, em representação ao legislativo ibiramense, fez a entrega da Moção de Aplausos e Reconhecimento. Para Schaefer, trata-se de uma justa homenagem ao esforço coletivo entre a Secretaria Municipal de Educação de Ibirama e o Consórcio Empresarial Salto Pilão que tem impactado no aperfeiçoamento do ensino da rede municipal. “Percebemos com esta parceria, o envolvimento maior dos profissionais e engajamento dos estudantes, além da crescente reflexão da sociedade para a construção de uma educação de qualidade”, destacou.

Por meio do PVE, o Município recebeu em fevereiro, em São Paulo, o Prêmio de Escola Destaque Nacional de Acompanhamento de Aprendizagem, com o inédito trabalho de incentivo à leitura realizado no Centro de Educação Infantil Ruth Schlei para as crianças de 8 meses a 1 ano e meio.  O creche de Ibirama foi uma das 10 unidades escolares premiadas, dentro de um universo de 1.130 escolas participantes em todo Brasil.

Outro reconhecimento da educação foi o recebimento do Prêmio de Boas Práticas na Gestão Educacional no mês de março.  O Projeto “Tecnologia e Inovação na Escola”, recebeu o título de “Projeto Inovador 2019”, durante IV Congresso Catarinense de Cidades Digitais.  O projeto surgiu como uma necessidade, a partir das competências desenvolvidas dentro do PVE, que objetiva o uso de tecnologias de informação e comunicação na gestão educacional.

Para a Secretária de Educação, Marilene Collet Krause,  o PVE é um presente para a educação do Município, “aprimorando a nossa gestão, nos aproximando na comunidade e impactando no aprendizado dos alunos”.

O gerente Luís Cláudio Ribeiro agradeceu a deferência em nome do CESAP e das consorciadas, destacando que a Educação é pauta presente no grupo e um compromisso espontâneo de parceria com os municípios de Ibirama e Apiúna. “Buscamos o fortalecimento da comunidade e temos apreço especial pelo papel transformador da educação. O PVE une secretaria, diretores, professores e comunidade escolar, em prol de uma educação de qualidade. Estamos muito satisfeitos com os resultados que o PVE tem proporcionado”, afirmou.

O PVE é um Programa do Instituto Votorantim e desenvolvido pelo Consórcio Empresarial Salto Pilão (CESAP), responsável pela concessão e operação da Usina Hidrelétrica Salto Pilão e que tem como consorciadas a CBA (Votorantim), DMEE e CGEP.