Aumento de casos de DSTs/Aids em Ibirama preocupa

O aumento no número de casos de DSTs/Aids em Ibirama é preocupante. Neste sentido, o vereador Dante Bonin (PMDB) apresentou indicação na sessão desta segunda-feira, 19, sugerindo ao Poder Executivo, através da Secretaria Municipal de Saúde,  para que adote uma robusta campanha de conscientização.

“Nossa sugestão é que intensifiquem as campanhas de prevenção e adesão ao tratamento, com foco principalmente nos jovens”, justificou o vereador. De acordo com os dados mais recentes cerca de 80 pessoas estão com o vírus HIV, a maioria jovens.  Dante disse que são praticamente 40 casos para cada 10 mil habitantes, o que é um índice muito elevado.

Se forem considerados os parâmetros adotados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) de que para cada portador há de cinco a dez infectados, o município teria quase 400  portadores do vírus.

O vereador destacou que até hoje muitas pessoas ainda acreditam que a Aids é uma doença restrita apenas aos chamados grupos de risco, como profissionais do sexo, usuários de drogas injetáveis ou homossexuais. “Todos têm de se prevenir, sejam homens, mulheres, casados, solteiros, jovens e idosos, independente de cor, raça, situação econômica ou orientação sexual”, ressalta. Muitos jovens acabam infectados em função de tabus, pela falta de diálogo com os pais e até pela vergonha de pedir para o companheiro usar preservativo.