Atuação do IFC de Ibirama é destacada na Tribuna Cultural da Câmara
O Diretor do Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Ibirama, Fernando Taques, ocupou a Tribuna Cultural da Câmara Municipal de Ibirama na sessão desta segunda-feira, 8, para uma exposição dos trabalhos desenvolvidos na unidade de ensino. O diretor abordou a história do campus, os cursos oferecidos e a importância do instituto para o desenvolvimento de Ibirama e região.
A iniciativa para uma exposição sobre o campus partiu do vereador Adolfo Fiedler, que apresentou, em maio, uma Moção de Repúdio ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) contra o bloqueio de recursos na ordem de 30% para a Educação, afetando o funcionamento das universidades e institutos federais. Ele lembrou, na época, que Ibirama conta com um campus do Instituto Federal Catarinense (IFC) que atende centenas de alunos do ensino médio à pós-graduação.
Em um vídeo institucional, os vereadores puderam conhecer a estrutura do campus, como laboratórios, quadra poliesportiva, Biblioteca e espaços de convivência, além das modalidades dos cursos oferecidos.
Taques citou o campus em números, ressaltando que, atualmente, são ofertados dois cursos de pós-graduação, graduação em Moda e ensino médio técnico em Informática e Administração, além de cursos de qualificação profissional, principalmente voltados à formação de professores. “São quase 500 alunos das cinco regiões brasileiras que escolheram Ibirama como um espaço de aprendizado, referenciado e que ensina valores à comunidade”, destacou.
O diretor também dissecou sobre os números financeiros do campus, que sofreu um contingenciamento da ordem de 39% do seu orçamento anual. “Estamos nos adequando e, na medida do possível, traçando projetos que ampliarão no futuro a oportunidade de formação e capacitação”.
Para o futuro, a meta é oferecer os cursos de Letras e Ciências da Natureza. Ao finalizar a apresentação, Taques convidou vereadores e toda a comunidade para conhecerem a instituição.
Adolfo, em nome dos demais vereadores destacou o papel importantíssimo do campus que é motivo de orgulho e que contribui para o desenvolvimento do nosso município e região.