30 anos:  Hospital Dr. Waldomiro Colautti é homenageado na Câmara Municipal

Mais Imagens



Foi realizada nesta segunda-feira, 19, pela Câmara Municipal de Ibirama, Sessão Solene em Homenagem ao Aniversário 30 anos do Hospital Dr. Waldomiro Colautti, em paralelo aos 80 anos de existência do Hansahoehe.

Em nome dos vereadores, Marilene Collet Krause (PMDB), fez pronunciamento sobre a história do hospital e da sua importância regional como unidade de referência em saúde hospitalar.

História

É no topo de uma colina, num lugar tranquilo e aconchegante que está construído, desde 1986, o Hospital Dr. Waldomiro Colautti, o chamado Hospital do Vale Norte.

Nunca é demais lembrar que a construção de um novo hospital para a cidade e região,  foi possível a partir de um pleito da população de Ibirama e do Vale do Itajaí, através do trabalho do médico Waldomiro Colautti, enquanto Secretário Estadual de Saúde de SC.

Dr. Waldomiro faleceu em 2010, aos 81 anos. A partir de 2011, o hospital passa a se chamar Hospital Doutor Waldomiro Colautti em reconhecimento ao trabalho desse profissional da área da medicina que por muitos anos serviu o Alto e Médio Vale do Itajaí.

Atualmente o Hospital oferece inúmeros serviços, com destaque para a Urgência e Emergência; Internações na Clínica Médica, Cirúrgica, Obstétrica e Pediátrica; Ambulatório; Ginecologia Clínica/Cirúrgica, Neurologia/Neurocirurgia, Ortopedia e Urologia; além de pré-natal, Radiologia, Ultrassonografia e Tomografia Computadorizada. Conta ainda com Farmácia Hospitalar, Serviço Social, Fisioterapia, Nutrição, Laboratório e unidade do Hemosc.

No ano de 2015, o Hospital Dr. Waldomiro Colautti  realizou 178.440 procedimentos, ou seja 39.850 Atendimentos Emergenciais;  48.257 Consultas; 2.840 Cirurgias;  74.885 Exames Complementares e Especiais e 4.201 Internações.

O serviço prestado pelo Hospital Dr. Waldomiro Colautti   para população, se torna possível através do trabalho desenvolvido por 287 profissionais dentre Médicos, Enfermeiros, Assistentes Sociais, Fisioterapeuta, Nutricionistas, Farmacêuticos,  Técnicos de Radiologia, Profissionais Administrativos, Engenheiro Eletricista, Motoristas, Equipe de Manutenção e Profissionais de Hotelaria Hospitalar.

O Diretor Roberto Ferrari destacou que o Hospital Dr. Waldomiro Colautti deixou de ser um “mero hospital” de Ibirama para ser o “hospital da região”, abarcado a comunidade de cerca de 40 municípios.  É um dos poucos hospitais mantidos totalmente pelo Governo do Estado, com os serviços bancados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) sem nenhum custo para os pacientes.