História do Município

Até o século XVI, a região onde se localiza a cidade situava-se na fronteira entre o território tradicional dos índios carijós, no litoral e o território tradicional dos índios caingangues, no interior. A partir desse século, com a chegada dos exploradores europeus, as populações indígenas nativas passaram a ser perseguidas por estes para servirem de mão de obra escrava.
A atual cidade de Ibirama foi fundada em 8 de Novembro de 1897 com o objetivo de colonizar as terras catarinenses; o nome da sede da cidade, na época, era Hamônia. Seus colonizadores foram basicamente alemães e italianos.
Em 30 de março de 1897, foram doadas, à Sociedade Colonizadora Hanseática, terras de Santa Catarina destinadas à colonização. Essas terras eram localizadas entre os rios Hercílio e Itapocu. Essa sociedade foi criada em Hamburgo, na Alemanha.
No dia 7 de novembro de 1897, saíram, da Subida (em Apiúna, em Santa Catarina), o presidente da Sociedade Colonizadora Hanseática, A. W. Sellin; o engenheiro Emil Odebrecht; seis operários brasileiros e um cozinheiro alemão, em canoas subindo o Rio Itajaí-Açu até chegarem à confluência com o Rio Itajaí do Norte, onde pernoitaram.
No dia seguinte (8 de novembro de 1897), chegaram à Barra do Ribeirão Taquaras, onde foi oficializada a fundação. Foram feitas explorações, achou-se o lugar ideal para a sede da nova cidade, Hamônia.
Informações Gerais
- Data de fundação: segunda, 08 de novembro de 1897
- Localização: Vale do Itajaí, a 220 km da capital
- Cidades Próximas: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, José Boiteux, Lontras, Presidente Getúlio e Rio do Sul
- Microrregião: Rio do Sul
- Aniversário: 08/11/1897
- Área: 246.705 km²
- Gentílico: Ibiramense
- Habitantes: 17.342 IBGE 2010
- IDH: 0,737
- PIB per Capita: 193.873,454 IBGE 2008