Notícia publicada em: 20/02/2018

Vereadores discutem zoneamento escolar e apresentam sete indicações

Vereadores discutem zoneamento escolar e apresentam sete indicações

Na sessão ordinária desta segunda-feira, 19, os vereadores de Ibirama discutiram com a Secretaria de Educação os detalhes do Projeto de Lei que define o zoneamento escolar na rede municipal de ensino. Além disso, apresentaram sete indicações de melhorias e apreciaram em primeira discussão dois Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo.

Zoneamento escolar

Em atendimento à convocação formulada pelos vereadores, a Secretária Municipal de Educação, Marilene Colett Krause,  ocupou a Tribuna Cultural para discorrer sobre a delimitação do zoneamento escolar para fins de transporte aos alunos da rede municipal de ensino. O temo é tratado no Projeto de Lei 03/2018, que está em trâmite nas Comissões Permanentes da Casa.

De acordo com a Secretária, uma das exigências é de que a crianças que estão entrando na rede escolar - vindos do maternal 2 ou dos pré-escolar – ou aquelas que estão fazendo a rematrícula, deverão ser matriculados na escola municipal mais próxima de sua residência, delimitando assim o zoneamento escolar e a definição de logística do transporte escolar.

O local de residência pode ser comprovado com apresentação de documento em nome de um dos pais ou do tutor legal (contas de energia elétrica, água, telefone).   Um dos pontos que gerou dúvidas dos vereadores é a questão da distância mínima – 3 quilômetros – o que deverá ser revisto na redação do Projeto.

Marilene ainda destacou alguns números do transporte: atualmente 80%, ou quase 2,4 mil alunos matriculados na rede municipal, utilizam o transporte escolar que é realizado através da frota da Prefeitura – 16 ônibus – e de seis empresas terceirizadas. Além disso, o município mantem o transporte escolar gratuito para universitários que frequentam instituições em Rio do sul, Presidente Getúlio, Indaial, Timbó e Blumenau.

Indicações

O vereador Adolfo Guenther Fiedler apresentou indicação para ser encaminhada à 14ª. Agência  de Desenvolvimento Regional (ADR) para realização de melhorias e possível ampliação do espaço físico do estacionamento do Hospital Doutor Waldemiro Colautti de Ibirama.

Aires dos Santos, solicitou com urgência obra de pavimentação do leito da Rua Francisco Kolbe, no centro da cidade.

O vereador José Vanderlei da Silva apresentou duas indicações. Solicita ao Poder Executivo que aumente a fiscalização sobre o  trabalho de recondicionamento dos calçamentos e asfaltos danificados em decorrência das obras de saneamento público contratadas pela  CASAN. Outra indicação do vereador é para que seja aberta uma boca de lobo na Rua 15 de Novembro próximo ao local que passou por obras de contenção de encosta.

Gilson Ferreira da Silva, através de duas indicações solicitou a pavimentação asfáltica da Rua Arthur Schifter, no Bairro Taquaras e o recondicionamento do leito da Rua João Aurich, no Bairro Ponto Chic, bem como o patrolamento e macadamização de uma rua sem denominação paralela a mesma.

O líder do governo,  Valdemar Schaefer, defendeu a aquisição de uma ensilhadeira nova para ser usada pela Associação dos Agricultores do Rafael.

Projetos em primeira discussão

Dois projetos do Executivo passaram em primeira discussão na Casa. O  Projeto de Lei 01/2018, autoriza o custeio de despesas com a realização do Concurso Miss Santa Catarina Mundo-CEB- Concurso Estadual de Beleza 2018 e o Projeto de Lei 02/2018, que autoriza suportar despesas com entidades do município.

 

 







Fale Conosco

(47) 3357-3803
 (47) 3357-3454

camara@camaraibirama.sc.gov.br

Horário de Atendimento

Segunda-feira a Sexta-Feira
07h às 13h

Em dias de sessão ordinária 08h às 12h e 14h as 17h

Rua 11 de Março, 42
Centro - Ibirama - SC
89140-000

Sessões Legislativas

A Câmara de Vereadores realiza normalmente 4 sessões legislativas durante o mês, realizadas as segundas-feiras às 18:30 Mudanças de data podem ocorrer, e serão atualizadas no calendário da câmara no seu Portal da Internet.