Notícia publicada em: 02/12/2014

Vereadores apresentam indicação para Programa de Controle Populacional de Câes e Gatos

   Os vereadores Adriano Poffo e Marilene Krause (PMDB) apresentaram na sessão de ontem, 1/12, uma Indicação (n⁰ 150/2014), já encaminhada ao Chefe do Poder Executivo,  que visa instituir o Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos no Município de Ibirama.

  Na justificativa, os vereadores sustentaram que: “a saúde dos animais está intimamente ligada à saúde humana. Por ser também uma questão humanitária, a esterielização de cães e gatos objetiva findar com os animais errantes no município. Para isso, a alternativa é, justamente, castrar cães e gatos abandonados e àqueles, cujos proprietários são de baixa renda. É sabido que filhotes são cotidianamente abandonados em logradouros, tornando  um problema de ordem pública”.

  A vereadora Marilene Krause reforçou que a castração de cães e gatos, além de evitar o abandono e sofrimento de animais é vital para a própria saúde humana, uma vez que animais sem os devidos cuidados são potenciais transmissores de doenças.

  Adriano Poffo disse que o Município tem dificuldades de criar e manter um ambiente próprio para a esterilização dos animais. “Por isso, sugerimos que o Executivo firme um convênio com uma ONG de animais estabelecida em Ibirama, para auxiliar financeiramente com os trabalhos, sendo que a mesma preste contas periodicamente”.

  Foi sugerido ainda que seja fixada a quantidade de esterilizações de animais abandonados e daqueles cujos proprietários sejam de baixa renda bem como, seja realizada uma campanha de divulgação do programa de controle populacional de cães e gatos a fim de informar a comunidade qual o procedimento a ser tomado para a castração de animais.

  Após a defesa do tema pelos demais vereadores, a indicação foi aprovada por unanimidade e, nos próximos dias, será elaborado com o Executivo e ONG interessada, a melhor maneira este projeto em realidade.

 







Fale Conosco

(47) 3357-3803
 (47) 3357-3454

camara@camaraibirama.sc.gov.br

Horário de Atendimento

Segunda-feira a Sexta-Feira
07h às 13h

Em dias de sessão ordinária 08h às 12h e 14h as 17h

Rua 11 de Março, 42
Centro - Ibirama - SC
89140-000

Sessões Legislativas

A Câmara de Vereadores realiza normalmente 4 sessões legislativas durante o mês, realizadas as segundas-feiras às 18:30 Mudanças de data podem ocorrer, e serão atualizadas no calendário da câmara no seu Portal da Internet.