Notícia publicada em: 15/06/2016

Vereador Clóvis Braatz cobra explicações do DNIT

O vereador Clóvis Braatz (PSD) apresentou expediente na última sessão da Câmara de Ibirama (13), no qual solicita que o Superintendente da Unidade Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), Yuri Mourão, compareça à Casa, para esclarecer questões relacionadas a situação do trecho da BR-470, entre os KMs 113 e 114, onde ocorrem frequentes deslizamentos e desprendimentos de terra. O trecho da rodovia federal corta o Município de Ibirama em 15 quilômetros.

De acordo com o vereador, igual expediente será encaminhado ao Diretor da Defesa Civil de Ibirama, Fernando Jost, para também apresentar o posicionamento do órgão municipal, que sempre é solicitado para auxiliar na desobstrução da rodovia, às expensas de recursos municipais.

Braatz disse que ainda que o objetivo é reforçar os reclames da comunidade e saber o que o DNIT pretende desenvolver para prevenir ou minimizar os impactos no local. O vereador adiantou que é necessário saber qual é o efetivo administrativo e operacional para responder a emergências.  “No último evento, a rodovia ficou trancada por quase sete horas. Não havia equipamentos para desobstruir a pista”, assinalou.

Outro ponto de questionamento é sobre os impactos ambientais. “Há uma vegetação que está sendo destruída e, por outro lado, o material que é desobstruído, é lançado na margem do rio Itajaí-Açu. Queremos saber dos planos de recuperação”, disse Braatz em pronunciamento na Câmara.