Notícia publicada em: 20/09/2016

Sessão Solene homenageia 80 anos do Hansahoehe

A Câmara Municipal de Ibirama realizou nesta segunda-feira, 19, Sessão Solene em Homenagem ao Aniversário de 80 anos de existência do Hansahoehe e dos 30 anos do Hospital Dr. Waldomiro Colautti.

Na presidência da Sessão, o vereador Gilson Ferreira da Silva falou da importância de tornar público homenagens a estas importantes entidades que contribuem para o desenvolvimento do município.

Em nome dos vereadores, Fernando Staudinger (PSD), fez pronunciamento e historiou sobre o monumento arquitetônico Hansahoehe – que por muitos anos abrigou o hospital de Ibirama -  e a sua importância histórica para o município.

História

A história do Hansahoehe se origina nos idos de 1933 quando chegou em Hammonia o  médico, Friedrich Kröner, vindo da Alemanha para trabalhar na colônia alemã e encontrou um pequeno hospital, em condições precárias,  para exercer sua função. Foi então que ele e uma associação que mantinha o hospital decidiram construir um novo prédio para melhor atender a saúde da florescente comunidade do rio Hercílio.

Em terreno doado pelo pastor Dr. Paul Aldinger,  a construção do novo prédio foi  iniciada com a colocação da “pedra de canto” em maio de 1935, com recursos advindos de  doações de empresas, do Consulado da Alemanha no Brasil, situado em Blumenau, e do esforço da comunidade por meio de donativos resultantes da comercialização da mandioca produzida pelos colonos.

 A inauguração deste monumento histórico, o prédio HANSAHOEHE, foi em 20 de setembro 1936, sendo considerado como o mais alto de Santa Catarina por jornais de circulação regional na época. O hospital Hansahoehe teve um papel importante no desenvolvimento do jovem município e cumpriu seu papel de salvaguardar  a saúde da comunidade e da região por vários anos.

Porém, no ano de 1942, em virtude de questões relacionadas à 2ª Guerra Mundial, com a quebra das relações diplomáticas entre Brasil e Alemanha, o governo do Estado de Santa Catarina, por meio do seu então interventor, Nereu Ramos,  confiscou e  assumiu a administração do “Hospital Hansahoehe”, mudando seu nome para “Hospital Miguel Couto”.

A partir de então o hospital foi incorporado à Fundação Hospitalar de Santa Catarina, e administrado pelas irmãs da congregação “Franciscanas” de São José fazendo atendimento à população  de forma gratuita.

Passados 44 anos e, com a transferência do hospital para novo prédio em 1986, o Estado de Santa Catarina devolveu o prédio para a comunidade, atendendo ao pedido da associação que, a época denominada ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE E FILANTRÓPICA HAMONIA.

Desde sua devolução até o presente momento a associação, que desde 2002 passou a ser denominada ASSOCIAÇÃO HANSAHOEHE, cumpre o dever de manter e conservar este monumento de cujas características arquitetônicas são particulares e traduzem a simbologia cultural dos imigrantes alemães.  Os recursos para a manutenção, advém de locação de sua estrutura para Clínica Médica, ao CEJA, ao Departamento Municipal de Cultura, Escola Municipal de Música e Teatro e Museu Municipal “Eduardo de Lima e Silva Hoerhan”.  Acolhe de forma gratuita grupos independentes de dança folclórica e corais como forma de incentivo e valorização da cultura.  Possui importante acervo artístico e fotográfico da colonização e o consultório-museu “Dr. Waldomiro Colautti”, organizado em sua homenagem.

Representando a atual diretoria do Hansa, a médica Maria da Graça Feijó destacou o obstinado trabalho de manutenção e conservação deste majestoso prédio, que abrigou histórias e emoções, trabalho este grande e oneroso. Porém, considera que a história e a cultura preservados se integram ao momento atual para continuar a fazer o que fizeram os primeiros colonizadores: juntaram-se para construir este prédio e assim deram exemplo de que, tendo um objetivo maior e comum tudo é possível ao se unirem pelo bem deste monumento, que é um marco histórico e referência arquitetônica de Ibirama.







Fale Conosco

(47) 3357-3803
 (47) 3357-3454

camara@camaraibirama.sc.gov.br

Horário de Atendimento

Segunda-feira a Sexta-Feira
07h às 13h

Em dias de sessão ordinária 08h às 12h e 14h as 17h

Rua 11 de Março, 42
Centro - Ibirama - SC
89140-000

Sessões Legislativas

A Câmara de Vereadores realiza normalmente 4 sessões legislativas durante o mês, realizadas as segundas-feiras às 18:30 Mudanças de data podem ocorrer, e serão atualizadas no calendário da câmara no seu Portal da Internet.