Notícia publicada em: 17/08/2017

Educação em destaque na Tribuna Cultural

Atendendo convite dos vereadores, a professora do Instituto Federal de Educação – IFC , Joelma Kremer, que atualmente trabalha no MEC – Ministério da Educação, falou sobre a qualidade da Educação na Finlândia e como alguns conceitos podem ser aplicados na região.

Na Tribuna Cultural, na noite da última segunda-feira, 7, a professora destacou que a Finlândia apresenta um dos melhores índices de educação do mundo, que se reflete na qualidade de vida de toda a população do país. Naquele pais, a educação está em Primeiro Lugar, onde o professor ganha mais do que um médico ou qualquer outro profissional e é muito valorizado por toda a sociedade, que entende sua importância na formação das futuras gerações e de toda a população do país.

Joelma também detalhou para os diretores como funciona a educação, baseada na aprendizagem. Não é o professor que ensina, mas sim o aluno que aprende, sempre baseado em projetos com os quais se identifica.

Por isso, a Finlândia é um dos países mais educados, mais ricos e mais felizes do mundo. Lá a aprendizagem é autêntica, o conteúdo é autêntico (local), as ações são autênticas, os trabalhos são quase sempre em grupos colaborativos, contribuindo para que todos aprendam.