Notícia publicada em: 21/06/2017

Conhecimento para Produção de alimentos

O técnico do escritório municipal da Epagri de Ibirama, Marcelo Steiner, fez uma apresentação aos vereadores sobre a importância do homem do campo buscar conhecimento e qualificação para a produção de alimentos e agregar renda à atividade.

O técnico disse que cada vez mais a ciência comprova que a perfeita saúde do ser humano está diretamente ligada com a alimentação ingerida ao longo da vida, assim, a produção de alimentos com qualidade e diversidade nas propriedades rurais além de beneficiar a saúde das populações contribui para a melhoria da saúde da família do agricultor, reduzindo também o custo de manutenção das famílias rurais sem perder de vista a qualidade de vida.

Neste sentido, a Epagri de Ibirama vem desenvolvendo vários projetos que melhor se adaptam à realidade do relevo e clima de Ibirama. “Desenvolvemos programas de hortaliças, de semente de milho, mel, leite, além de incentivos em aquisições de calcário e fertilizantes e orientação em projetos de crédito”, assinalou.

Marcelo disse que, atualmente, há cerca de 750 famílias de agricultores em Ibirama, com 90% ocupando pequenas propriedades. Em 2016 foram realizadas 404 visitas em propriedades e 19 eventos sobre temas diversos, ligados à agricultura familiar.

Ele observou que um incremento de renda nas pequenas propriedades tem sido a compra de gêneros alimentícios para a alimentação escolar dos alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino. “Somente neste ano, são quase R$ 80 mil que serão adquiridos em Ibirama”, informou. Esta medida tem como objetivo melhorar ainda mais a qualidade das refeições servidas, tendo em vista que ela estimula a produção e o consumo de produtos adquiridos nas comunidades do entorno das escolas, além de promover o desenvolvimento socioeconômico dos pequenos agricultores.