Notícia publicada em: 22/03/2016

Celesc alerta sobre riscos e cuidados com vegetação na rede

No Alto Vale do Itajaí, cerca de 80% dos desligamentos de energia elétrica nas redes da Celesc são causados por fatores ambientais como temporais, raios e vegetação caída sobre as linhas de distribuição.  As interrupções são mais frequentes durante tempestades, quando a força dos ventos arremessa árvores, galhos e cascas sobre os condutores e causa curto-circuito, interrompendo o fornecimento.

A explicação é do Gerente Regional da Celesc de Rio do Sul, Manoel Arisoli Pereira, que compareceu na última sessão ordinária (dia 21) da Câmara Municipal de Ibirama, a pedido dos vereadores, para prestar esclarecimentos sobre as constantes quedas de energia no município, sobretudo na área rural.

Pereira disse que esta batalha contra a vegetação nas linhas de distribuição é uma luta sem sim. Para minimizar o risco de interrupção de energia, a Celesc realiza poda nos locais em que vegetação oferece riscos ao fornecimento de energia diuturnamente. “Temos outros muitos limitantes: quadro reduzido de colaboradores, grande área de cobertura com mais de 14 mil quilômetros de linhas, 120 mil postes e 13 mil transformadores. Além disso, quando se trata de vegetação, nem sempre o proprietário de reflorestamento é solidário e não permite o corte das árvores que possam atingir a rede”,  resumiu.

Cuidados no plantio

Apesar de também serem frequentes no perímetro urbano, as ocorrências relacionadas à queda de vegetação são mais recorrentes no interior de municípios, principalmente onde há reflorestamento de eucaliptos.  O plantio de eucaliptos próximo da rede é preocupante ainda mais  em função das cascas que a árvore solta e que atingem a linha quando há ventania.

 Para atuar de forma preventiva, a distribuidora recomenda que o plantio de árvores respeite as distâncias mínimas da rede elétrica. No caso do eucalipto, por exemplo, que pode atingir até 30 metros de altura, deve ser mantida distância de 40 metros (20 em cada lateral) no entorno da rede. 

 A legislação prevê ainda que o proprietário do terreno por onde passa a rede elétrica deixe uma margem de seis metros de cada lado da rede nas linhas de distribuição e 12 metros nas linhas de transmissão.

 

 Recomendações

- Em qualquer situação de árvore em contato com a fiação da rede elétrica, avise a Celesc pelo 0800 48 0196 (ligação gratuita);

- A Celesc dispõem de serviço de mensagem de texto por celular para comunicar a falta de luz. Basta enviar um SMS para o número 48196 com o texto “Sem luz, mais o número da unidade consumidora”

 - Evite o plantio de árvores embaixo da rede elétrica;

 - A poda de árvores somente poderá ser realizada por pessoal treinado e habilitado, pois apresenta riscos de acidentes. Não tente executar a poda por conta própria;

 - Fique atento à segurança: vegetação na rede pode causar choques. Em dias de chuvas, as árvores ficam muito mais energizadas por causa da umidade. Mantenha distância e comunique a Celesc.

 

 

 







Fale Conosco

(47) 3357-3803
 (47) 3357-3454

camara@camaraibirama.sc.gov.br

Horário de Atendimento

Segunda-feira a Sexta-Feira
07h às 13h

Em dias de sessão ordinária 08h às 12h e 14h as 17h

Rua 11 de Março, 42
Centro - Ibirama - SC
89140-000

Sessões Legislativas

A Câmara de Vereadores realiza normalmente 4 sessões legislativas durante o mês, realizadas as segundas-feiras às 18:30 Mudanças de data podem ocorrer, e serão atualizadas no calendário da câmara no seu Portal da Internet.