Notícia publicada em: 16/10/2013

Apresentação Estratégia Saúde da Família de Ibirama

O médico Daniel Pedro Freitas Andrade utilizou a tribuna da Câmara de Vereadores de Ibirama, na sessão do dia 14,   para explicar e fazer esclarecimentos de como funciona o Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) no Município.

Destacou que o ESF é o principal instrumento de organização da atenção primária à saúde na atualidade e que baseia-se no olhar sobre o indivíduo e sua patologia para o cuidado integral das pessoas em seu contexto familiar e comunitário.

A equipes que operacionalizam o ESF são multiprofissionais e compostas basicamente por  médico generalista, enfermeiro,  técnico de enfermagem e agentes de saúde.  Cada qual com uma determinada função, porém com um objetivo em comum que é promover a saúde dos usuários.

Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada. As equipes atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças  e na manutenção da saúde da comunidade.